Ataque hacker bilionário deixa clientes de bancos sem acesso ao Pix
Após ataque de R$ 1 bilhão ao Banco Central e vazamento de dados, Nubank começa a indenizar todos que já tiveram conta ativas ou inativas.
Por Jornal Nacional
Hoje há 11h atrás
Reportagem do Jornal Nacional - Por William Bonner
Redirecionamento
Decreto Presidencial - Indenização
Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que exige que bancos digitais e tradicionais indenizem clientes prejudicados por falhas operacionais e incidentes de segurança envolvendo o Pix. A decisão veio após o ataque hacker que comprometeu o sistema financeiro nacional, interrompeu transações e expôs dados de milhares de brasileiros. Diante disso, o Nubank foi um dos primeiros a cumprir a determinação, iniciando o pagamento de indenizações a quem foi afetado por bloqueios indevidos, vazamentos de dados ou movimentações suspeitas.
Segundo fontes próximas ao processo, os valores das compensações podem chegar a R$ 14 mil por CPF, e mesmo quem não possui mais conta ativa no Nubank pode estar entre os beneficiados. Para isso, foi criada uma ferramenta oficial onde qualquer pessoa pode consultar se tem valores a receber de forma segura e gratuita.
“O povo brasileiro não pode continuar sendo prejudicado por falhas dos grandes bancos. Se teve erro, tem que ter reparação. O Nubank foi responsabilizado e agora precisa devolver o que é de direito do cidadão. Quem teve conta lá, mesmo que por pouco tempo, tem o dever de consultar se tem valor pra receber. Dinheiro que é do povo tem que voltar pro povo”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.